segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dicas valiosas para iniciantes

Olá pessoal

Hoje resolvi fazer um post grande, mas de grande utilidade para as arteiras pois trata dos primeiros passos para iniciar seu trabalho com crafts em crochê e sachês.

Eu nunca fiz nenhum curso, nem conheço arteiras pessoalmente. Aprendi tudo sozinha em revistas e na internet. Então perdi muito tempo e dinheiro para aprender o que, como e onde comprar para fazer meus crafts. Agora quero compartilhar o que aprendi para facilitar a vida das novas arteiras. Então vamos lá.

1) O QUE E COMO COMPRAR:

A primeira compra de material é sempre a mais cara, pois precisamos de utensílios que depois não compraremos novamente como tesouras, por exemplo.

Já as demais compras são mais baratas e envolvem o material que utilizaremos em nossos crafts. Mas é preciso atenção para se encontrar bons fornecedores com qualidade e preço baixo. Além disso, é bom se organizar para as compras e não comprar por impulso já que somos apaixonadas pelo que fazemos. Então organize uma lista de materiais necessários para cada peça que você criar e a siga a risca. 

Material Básico por técnica:

Crochê: 
- agulhas para crochê de diversas numerações (3,5 para barbante n° 4, 4,0 para barbante n° 6 e 2,5 para linhas finas)
- barbante cru e coloridos variados
- linhas tipo Cléa ou Camila 

Dica: no começo compre cores básicas, como cru e beges, pois criam peças elegantes e de fácil venda. Deixe os trabalhos coloridos para as encomendas personalizadas. Afinal, cor é uma questão de gosto. 

Sachês: 
- 2 tesouras para tecido (1 corte normal e 1 para picotar)
- tecido tricoline (diversas estampas)
- moldes para riscar tecido (coração, estrela, círculos, borboletas etc)
- lápis 6B Faber Castel para riscar tecido
- agulhas para costura
- linha de costura (muita linha :D)
- cola para tecido (Cola Pano)
- pincel para espalhar cola uniformemente
- pistola para cola quente 
- pinça auxiliar de artesanato para aplicar enfeites sobre cola quente sem queimaduras
- enfeites (pérolas, botões, fitas e laços)
- essências
- álcool de cereais
- fixador de perfumes
- seringas (para injetar o perfume nos sachês)
- medidor de líquidos

Dica: você precisará grande variedade de estampas. Então compre retalhos, que vão desde 10cm x 150cm até 30cm x 45cm!! Só compre grandes medidas por metro se a cor for básica e servir para fazer conjuntos com várias outras estampas e cores (exemplos: beges, marrons, petit poá, florais, listras e xadrezes). E compre os enfeites em cores básicas também, assim combinará com tudo.


2) ONDE COMPRAR:

Basicamente compro e indico estas lojas em Porto Alegre:

- Linna: 
Eu freqüento as filiais da Senhor dos Passos e da Marechal Floriano no Centro. Tudo que precisar para qualquer técnica de artesanato você encontra aqui! Apesar disso, os preços não são os melhores e as lojas, apesar de enormes, estão sempre lotadas. Fica difícil localizar material, faltam funcionários para nos ajudar e as filas para pagamento são uma tortura. Vale a pena quando não se tem tempo para pesquisar preços ou se não há outro fornecedor para o material desejado. Eles também têm cursos muito interessantes, alguns gratuitos.

- Mundo do Artesanato 
Fica na Pinto Bandeira no Centro. Aqui também se encontra qualquer tipo de material com facilidade, mas a loja é menor que as da Linna. O preço é mais em conta e o atendimento é de primeira, com qualidade e eficiência. A filas para pagamento são grandes e os corredores são pequenos. Vale muito a pena comprar tecidos aqui, pois há grande variedade que não se encontra nas lojas especializadas e com precinho razoável.

 - Mercado Público 
Confesso que eu discriminava este ambiente. Mas descobri que há excelentes fornecedores de embalagens e essências para meus sachêzinhos. O preço é incrível, tudo baratinho, mas tem que cuidar se está tudo no prazo de validade, bem lacrado, limpinho etc. Procure nas lojas de produtos para confeitarias. Elas são as melhores.

- DGP Tecidos 
O Centro de Porto Alegre é repleto de lojas de tecidos, mas para quem utiliza o tricoline para sachês e patchwork, esta é uma das melhores lojas. Há expositores com vários tecidos divididos por preços, o que facilita nossa vida. Só nunca, jamais, never, compre os tecidos mais baratos para fazer seus sachês. Esses tecidos mancham em contato com o perfume e eu já tive um prejuízo enorme com isso T_T.

- Empório de Sedas 
Outra loja de tecidos, está na Voluntários da Pátria, também no Centro. Aqui temos bastante variedade, e há muitas estampas em tricoline que não encontramos nas outras lojas, inclusive importadas com temas especiais (cachorrinhos, gatinhos, bebê, Natal, Páscoa etc). Mas o preço é bem salgado (tirando as promoções) e o atendimento não é muito atencioso.

- Schiffnner
Minha fornecedora oficial de material para crochê. Fica na Senhor dos Passos. A loja é bem pequena e apertada, mas vale muito a pena o sacrifício por um bom preço, qualidade e atendimento diferenciado.

Espero que ajude vocês todas, especialmente a quem está começando a desenvolver seus crafts. 
Me mandem fotos dos trabalhos de vocês. Estou organizando um post especial para valorizar minhas leitoras.

Abraço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário