Vanilla Cat Crafts facilitando a sua vida.
Parece slogan, mas acho importante tratar este tema, pois se pode destruir uma preciosa peça de crochê por falta de conhecimento sobre a sua correta manutenção. Eu mesma já tive alguns probleminhas.
Como o assunto é muito amplo (e para não ficar cansativo) o dividirei em 4 partes (lavagem, secagem, armazenagem e como engomar) que irei postando aos pouquinhos.
Então vamos as primeiras dicas:
LAVAGEM
Dica 1: Um aviso!
TODA peça de crochê encolhe na primeira lavagem . E não adianta nem chorar. A perda na dimensão é cerca de 10%, ou seja, um tapete de 1m x 1m vira outro de 90cm x 90cm. Na hora de comprar considere este detalhe.
Dica 2: A máquina de lavar
Você pode lavar na máquina sim, desde que a peça seja acondicionada em um saco destes com zíper próprios para lavagem. Evite fronhas e assemelhados, pois podem abrir durante o processo e danificar o crochê. Também é importante utilizar um sabão de coco e o programa da máquina em modo para roupas delicadas. Não aconselho utilizar a centrifugação porque ela quase sempre deforma a peça. Adiante ensino como fazer para retirar o excesso de água.
Dica 3: Tanque
Lavagem à mão é sempre melhor, mas se você tiver ela pesada, esqueça. Aqui vale a delicadeza e o bom senso. Utilize sabão de coco ou neutro (de preferência líquido) e jamais esfregue com escovinha, pois dá bolinha e abre ou deforma os pontos. Para retirar alguma sujeirinha mais encardida aumente o tempo de molho e dê uma esfregadinha de leve com as mãos mesmo. Repita este processo (molho + esfregar à mão) quantas vezes for necessário. O ideal é nunca deixar encardir o crochê para não precisar esfregar. Ainda não testei os produtos tira-manchas para indicar.
Espero que seja útil para vocês.
Bj di gatu
Nenhum comentário:
Postar um comentário